terça-feira, 16 de outubro de 2007

Louçã na QIMONDA contra a jornada de 12h



A Qimonda é uma empresa de tecnologia avançada que aposta na investigação, é líder no seu segmento de mercado e líder nas exportações. Tal posição foi alcançada pela qualidade da sua tecnologia e dos seus quadros, pelo empenho dos seus trabalhadores.

A Qimonda para manter essa posição de vanguarda não pode depender do aumento da jornada diária dos seus trabalhadores, sacrificando as suas vidas pessoais e familiares, pois que se assim fosse, rapidamente seria ultrapassada por outras empresas, implantadas nos países asiáticos com regimes de trabalho mais intensos, longos e sem direitos.

Os trabalhadores portugueses não podem estar sujeitos às chantagens de uma administração que usa as regras de países e regimes não democráticos onde os sindicatos são perseguidos, como modelo a seguir.

Não foi para isso que os portugueses fizeram o 25 de Abril; não foi para terem jornadas de 12 ou 16 horas diárias.

Ao contrário, a Qimonda tem de progredir mobilizando a capacidade de todo(a)s o(a)s trabalhadore(a)s, encontrando novos métodos de produção, mais eficientes e tecnologicamente avançados e fazendo repercutir também nos seus trabalhadores os progressos conseguidos.

O governo não pode aceitar a chantagem da empresa; não pode alienar as conquistas dos trabalhadores e do regime democrático, por mais que necessite de exportar para acertar as contas públicas.

Por estas razões o Bloco de Esquerda manifesta-se inteiramente solidário com os trabalhadores, os seus anseios e as suas lutas, recusando este capitalismo selvagem e voraz que ignora tudo e todos e apenas se preocupa com os seus lucros escandalosos.

Só com a luta se vence o abuso

Apelamos aos trabalhadores da Quimonda para se sindicalizarem e participarem activamente na vida do seu sindicato.

O Bloco de Esquerda quer, também chamar a atenção para a importância de uma participação massiva na grande jornada de luta promovida pela CGTP, na próxima quinta-feira, dia 18 de Outubro.


A CGTP colocará um autocarro à porta da QIMONDA às 8h da manhã.





Nenhum comentário: