quarta-feira, 26 de setembro de 2007

primeiros despedimentos na MACONDE


Os receios confirmaram-se: a Maconde despediu hoje cerca de 50 dos seus trabalhadores que já não terão trabalho a partir de segunda-feira, 1 de outubro.

Não por acaso, a empresa escondeu à Comissão de Trabalhadores o plano de reestruturação da empresa para assim evitar a reacção dos trabalhadores aos despedimentos.

Também não está garantido aos trabalhadores agora despedidos as indemnizações legais devidas pelos anos de trabalho e dedicação à empresa, pois que lhes foi dito para pugnarem por eles. Ora a empresa conhece a lei e sabe bem qual o montante legal da indemnização a que está obrigada.

Também ainda está por pagar o subsídio de férias a alguns trabalhadores.
  • O acordo com a banca afinal contempla ou não as dívidas e as indemnizações aos trabalhadores?
  • O governo interveio e não garantiu no acordo os direitos dos trabalhadores, o cumprimento da lei? Triste governo Socialista que descarta os trabalhadores.
  • Gostaríamos de saber se os gestores responsáveis pela destruição de postos de trabalho e pelas estratégias erradas de gestão que conduziram a empresa à crise que vem vivendo, também têm os subsídios e mordomias em atraso.

Os trabalhadores são assim e mais uma vez usado(a)s e tratado(a)s como peças descartáveis do sistema de acumulação capitalista.



Nenhum comentário: