quinta-feira, 17 de maio de 2007

Desemprego continua a subir e atinge os 8,4%



Segundo dados divulgados hoje pelo INE a taxa de desemprego subiu para os 8,4%, estando agora quase 1% acima do que foi previsto pelo Governo para o ano de 2007.


Estes dados dizem respeito ao primeiro trimestre de 2007, registando-se um aumento de 0,7% em relação ao período homólogo do ano passado e um aumento de 0,2% em relação ao último trimestre de 2006. Para esta subida contribuiu em muito o aumento do desemprego feminino que atinge agora os 9,9%. Para Francisco Louçã estes números representam “uma moção de censura ao governo”. "São 499.900 desempregados. Quando o Governo iniciou funções existiam 412.00", sublinhou o dirigente do Bloco de Esquerda.

Neste momento, há mais 40 mil e 200 desempregados do que no mesmo período do ano passado e mais 11 mil e trezentos do que no último trimestre de 2006. A taxa de desemprego entre os homens foi de 7,1 por cento no primeiro trimestre deste ano e entre as mulheres de 9,9 por cento, sendo que o aumento do número de mulheres desempregadas foi um dos factores que mais contribuiu para a variação homóloga da população desempregada. Por idades, verificou-se um aumento em todos os grupos etários, mas sobretudo entre aqueles com idade entre os 25 e os 34 anos.Também os desempregados à procura de novo emprego aumentaram em 27,6 mil indivíduos, enquanto que os desempregados à procura de primeiro emprego subiram em 12,5 mil.

Para Francisco Louça, em declarações à Agência Lusa, estes valores do desemprego representam uma "moção de censura ao governo". Considerando que estes números revelam a forma "absolutamente incompetente e desleixada" como o Governo está a tratar o problema do desemprego, Francisco Louçã interrogou-se sobre "como é possível o executivo continuar a fechar os olhos" a esta questão. E acrescentou: "São 499.900 desempregados. Quando o Governo iniciou funções existiam 412.00".


Nenhum comentário: