quarta-feira, 16 de maio de 2007

AS BARBARIDADES NA QIMONDA

Trabalha-se em algumas empresas com sede europeia 12 horas e 15 minutos por dia nas áreas de manufactura para diminuir as diferenças em termos de custos. A Qimonda, ex-Infineon Technologies, fabricante de memórias DRAM, que tem uma unidade em franca expansão em Vila do Conde com cerca de 1700 trabalhadores, é uma dessas empresas.

Nos últimos anos, juntamente com o fenómeno globalização e com a total abertura do mercado low cost asiático, a gestão neoliberal das empresas tem como principal meta a competitividade e a ganância do lucro sem olhar a meios. As leis que protegem os trabalhadores são muitas vezes esquecidas.
No 1º de Maio de 1886, centenas de milhar de trabalhadores americanos, manifestavam-se pacificamente em Chicago exigindo a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Estes trabalhadores deram o mote para uma luta internacional a favor da diminuição da jornada de trabalho.
Estamos em 2007, já passaram 121 anos, e hoje assiste-se ao retrocesso do proveito dessa luta. Trabalha-se em algumas empresas com sede europeia 12 horas e 15 minutos por dia nas áreas de manufactura para diminuir as diferenças em termos de custos.
A Qimonda, ex-Infineon Technologies, fabricante de memórias DRAM, que tem uma unidade em franca expansão em Vila do Conde com cerca de 1700 trabalhadores, é uma dessas empresas. É uma empresa que ao longo do tempo tem vindo a crescer dentro do mercado de semicondutores a nível mundial e que tem crescido no ranking das exportações no nosso país, sendo neste momento a segunda empresa que mais exporta abaixo da Galp Energia.
Em Março, o Estado português pela mão de José Sócrates, assinou um protocolo com a empresa de 70 milhões de euros para o aumento da tecnologia de ponta e para a criação de 140 postos de trabalho. Um mês mais tarde, a empresa noticia o despedimento colectivo de 66 trabalhadores efectivos com a justificação da extinção dos seus postos de trabalho e de uma remodelação interna iniciada em Junho do ano passado, consumando a deslocalização de uma área produtiva (assemblagem e teste de módulos de memória) para a Malásia. Não é compreensível este despedimento após esta ajuda por parte do Governo português!


A SAGA DAS 12 HORAS E 15 MINUTOS



Para melhor entender a razão dos despedimentos temos que viajar no tempo até ao último trimestre do ano de 2005 onde efectivamente a saga começou a ganhar vida, pois cerca de 40 pessoas participaram num projecto para um novo modelo de horário numa área nova, com relativamente pouco trabalho. Os resultados foram excelentes, segundo a empresa, e com isto, resolveu apresentar as vantagens deste horário de 12 horas e 15 minutos aos restantes trabalhadores das outras áreas de manufactura. Apresentou ao mesmo tempo um horário de 8 horas e 15 minutos, com uma grande carga horária nos meses de verão e sem os trabalhadores poderem gozar o período de férias como gostariam, existindo a obrigatoriedade de gozarem as férias com toda a sua equipa de trabalho, e este, escolhido pela empresa. Mais tarde, quis auscultar os trabalhadores sob a forma de um inquérito e reuniões individuais com a supervisão para assinarem uma espécie de contrato, com uma pressão psicológica enorme. Metade dos trabalhadores da manufactura passaram para o horário alargado (áreas de teste) no final de Abril. Mantiveram-se as áreas de componentes (que mudaria de horário imperativamente no final do ano de 2006) e a área de módulos no horário de 8 horas, e quem não aceitou o novo horário foi trabalhar para esta última. Portanto, esta área funcionou como uma concentração de trabalhadores que apenas queriam trabalhar 8 horas.


O DESPEDIMENTO COLECTIVO


Com a remodelação interna à vista, e com a produção da área a abrandar, os trabalhadores precários foram os primeiros a abandonar a empresa, ficando apenas 66 pessoas efectivas. O tempo foi passando, e chegamos a Março, e ao encerramento desta área. As pessoas não aceitaram o horário de 12 horas, e a empresa abusivamente decidiu aplicar-lhes um despedimento colectivo, sob a forma de extinção do seu posto de trabalho.


OS EFEITOS SECUNDÁRIOS DAS 12 HORAS E 15 MINUTOS


No plano da saúde física e mental estão-se a agravar os efeitos da grande rotatividade. Os sucessivos "jet lags" implicam andar com os sonos trocados nas folgas e andar cansado quando se trabalha. Este fenómeno provoca irritabilidade e variações de humor, que trazem problemas no seio familiar e nas equipas de trabalho. As mulheres casadas e com filhos têm uma dupla jornada de trabalho, pois em casa têm de desempenhar o seu papel, muitas delas sem ajuda do cônjuge. Assim, quantos casamentos irão resistir? Os casais que trabalham no mesmo horário, com filhos têm que os deixar metade do ano com os avós ou outros familiares. Muitos já optaram por praticarem horários diferentes para a saúde das crianças não ficar afectada pela constante agitação. No plano monetário, todos ficam a perder. Em 8 horas e 15 minutos a empresa pagava a sua totalidade em 12 horas e 15 minutos a empresa paga menos uma hora.


ABANDONO


Com esta situação existem muitas pessoas a procurar outro emprego porque não aguentam trabalhar e viver com estas condições. Penso que é lamentável quando uma empresa muito rica, quer colocar os trabalhadores no mesmo saco, e comparar os trabalhadores portugueses aos que infelizmente trabalham por uma "tigela de arroz por dia". Cabe ao governo desincentivar este tipo de conduta violenta para com os trabalhadores, e não tarda muito, outras empresas obrigarem os seus trabalhadores a laborarem no mesmo sistema de turnos rotativos.
Entretanto o Bloco de Esquerda apresentou vários requerimentos ao governo e Inspecção de Trabalho e Francisco Louçã denunciou no parlamento esta situação. A denúncia do Bloco teve cobertura noticiosa e amplo apoio dos trabalhadores.




21 comentários:

Anônimo disse...

eu ando na qimonda e estou muito bem, e bem feito voces os 66 queriam fazer frente, agora deveis estar melhores, se voces conhecem se a realidade das outras empresas voces nao saiam da qimonda, agora chorai

sede: disse...

Anotamos que não tenha afirmado que gosta de trabalhar as 12h seguidas, ou que isso não tem implicações na vida familiar ou na saúde.

Limita-se a dizer que aceita porque há pior, nós sabemos que sim, e sabemos que na Malásia trabalham 16h e por 1/5 do seu vencimento. Um dia destes é o que lhe dirá o chinês que dirige a QIMONDA, nessa altura o que dirá vocÊ? que aceita? ou é daqueles que se baixa sempre?

Além disso, não desconhece por certo que o número de trabalhadores de baixa disparou e que agora os trabalhadores fazem fila
no posto médico.

Os despedidos sabiam muito bem que a recusa das 12h os poderiam levar ao desemprego e sabe que tiveram muito tempo e oportunidades para reflectir sobre essa grave consequência nas suas vidas, mas mesmo assim, mantiveram a recusa das 12h.

Serão estúpidos?

Alguma vez pensou no que poderia alguém levar a arriscar ser despedido de uma empresa apesar de tudo muitos pontos acima da média nacional?

Não terá sido dramática a decisão?

É indiferente ao drama desses ex-seus colegas? não tem interesse em saber o que os terá levado a optar por procurar outro emprego?

Sabe com certeza, que foram razões de saúde para uns; razões familiares para outros; mas também a recusa de submissão a condições de trabalho impróprias e indignas, de multinacionais que vêm nas pessoas apenas uma extensão das máquinas, uma 'peça' --ainda-- necessária dada a pouca inteligência das mesmas.

Ainda bem que existem pessoas que desejam para si e para os seus filhos condições de vida muito diferentes às da Malásia, porque são esses que puxam o país para um outro patamar de desenvolvimento.

Nós estamos desse lado e gostaríamos que nos acompanhasse nesse objectivo.

armando herculano

Anônimo disse...

Alguem que diz que anda na Qimonda e anda bem, bem nao anda de certeza! deve ser as 12hrs que ja lhe afectaram as ideias!
Que digas - que há pouco emprego e que há piores eu até compreendo, pois há correios de droga ou prostitutas que se calharem se trabalhassem na Qimonda estavam melhor!
Agora eu tambem, trabalho lá e a unica razão de la estar é que presiso de dinheiro para pagar as contas ao fim do mes!
mas não digo que aquilo e bom! Aquilo e uma valente Merd*, pois horário destes não interessam a ninguén! Aplaudo de pé aqueles 66 seres humanos que fizeram a sua luta com muita dignidade, pois os cobardes como eu que tem contas para pagar, baixaram os braços!
Mas a luta continua!
Venham daí mais Greves, e jornadas de luta que eu alinho!

Anônimo disse...

realmente,vejo que portugal está mesmo muito mal...lei é lei e é para se cumprir, 40 horas semanais. temos um país vizinho. porquê que esta empresa não aplica as 12h , neste pais...poque os ignorantes estão aqui em portugal

Anônimo disse...

É evidente que em termos de saúde, tanto físico como mental é de deixar qualquer um derrastos.Em termos monetários nem sequer vale a pena falar, porque uma empresa que faz horário noturno,PAGA mesmo bem...
Já para não falar no atendimento da enfermaria, sim porque até no veterinario tem melhor atendimento!Estas doente???O que te doí??? estás derrastos com essa gripe???oh isso não é nada, tens aqui brufen, daqui por 10 minutos estas bom!!!
É algo mais ou menos assim...
São uns a trabalhar que nem escravos e outros a receber os lucros.É por isso que quando fehar, o que não deve faltar muito, eu quero ver como vai ser!
Carros de 30 mil euros, casas de 300 mil 400 mil€ ou mais, entre outras coisas...
Sorte a minha ja tenho o carro pago e a casa!
Boa sorte


Ja agora vejam as areas que têm mais pessoas a irem embora, a despedirem-se, e claro as equipas as quais elas pertencem.
Querem saber porque??Eu posso responder!
Pressão sobre as pessoas, quanto a falta de pessoas, isto porque um operador tem que fazer o trabalho dele, dele e dele,ou seja, 3 ...
Mas, atenção, quanto falta de pessoas, ponham os ""operadores chefes"" que andam a vigiar o trabalho dos outros, ao invés de andarem lá a fazer de conta que trabalham.Sim porque esses é que são os meninos bonitos...
Enquanto os pretos é que se F**** a trabalhar.
Nem é preciso fazerem as famosas reuniões.
Basta pensarem um bocado





FORÇA A TODOS QUE FOREM EMBORA...porque pode ser que assim eles mudem de atitude,

Anônimo disse...

Essa pessoa que diz que está bem na qimonda, deve trabalhar no RDL ou no WTEST, porque meu amigo se estivesses as 12Horas de pé como no BOND ou no BURN-IN tu vias...
Ou então estás sentado(a) em frente a um computador a fazer de conta que trabalhas, que estás a gerir a equipa.
Vai pro duro...

Anônimo disse...

Falta realmente chamar a verdade ao escrito acima e dizer que os trabalhadores não trabalham 12h por dia, isso daria 60horas semanais. Falta falar das folgas entre turnos - as pessoas tem muito mais tempo para passar com a familia! Se quem trabalha 3 ou 4 dias por semana andar com menos tempo para a familia e amigos deve andar a gerir muito mal o seu tempo!

Falta falar dos incentivos de produção oferecidos regularmente! Falta falar da assistência de saúda oferecida pela empresa! Da alimentação, pois quem faz o turno da noite tem direito a duas refeições enquanto que quem faz o turno de dia tem direito a uma - e boas refeições (sinceramente não percebo de quem reclama da comida do refeitório)!

E não me venham dizer que o trabalho na Qimonda seja pesado - NÃO É! Os técnicos de manutenção são os que realmente tem um trabalho mais exigente, porque os operadores tem um trabalho muito pacífico! Quem reclama de andar a transportar magazines num carrinho, ou de estar sentado a olhar para uma lupa, ou de olhar para monitores a ver se está tudo bem (porque quando não está chamam os técnicos), ou de carregar no "RUN"...está mesmo muito mal habituado e nunca trabalhou mesmo noutro lugar! Tem que ir trabalhar as desejadas 8h por dia (estas são mesmo por dia) para as obras ou para uma fábrica de metalomecanica ou uma textil que são CLARAMENTE MELHORES que a Qimonda!!!!

Não sejam palermas, reclamem, não façam o trabalho, e depois queixem-se de serem despedidos que depois quero ver se gostam mais do que vos espera nos outros sítios!

Quem reclama deve ser quem está sempre no computador a brincar ou quem está sempre na conversa....

Anônimo disse...

Bem, dá-me a sensação que não trabalhas nas áreas de produção, sinceramente! Olha lá, sabes que a maior parte de nós, trabalha mais de 10 horas em pé? Sabes que existem pessoas que são tratadas de uma forma pouco humanizada? Sabes que existem pessoas que perdem o prémio de produção por terem mais 2 ou 3 minutos acima da média trimestral? Sabes que existem pessoas que têm problemas familiares e de saúde devido à rotatividade do horário de trabalho? Sabes que existem pessoas que se sentem mal no posto de trabalho? Sabes que existe muita gente que tem medo de exercer os seus direitos? Não sabes? Fazer apenas RUN??? Os técnicos são os que mais trabalham?? E os salários dos operadores? e os despedimentos encapotados pela randstad?

Qual é o teu problema em aceitar as críticas dos teus colegas ?!
Ou és muito limitado ou não sabes mesmo o que se passa com a maioria dos teus colegas!

Força bloco!! voces tem o apoio de muta gente da qimonda. Levem o assunto das 12horas ao parlamento. O sócrates tem que mudar isto!

Anônimo disse...

daki é o boxo directorzinho kidito o Dr.Xin Xó Lino da Silva!...olhaid beid e oubinde,dsligai a p*ta da net fáfabori k a gente ta a curtar kas dxpezas....ide la trabalhar mai un kadito k eu fiko paki a jugar sudoku €€€€€€€€ co bill gates!! bjinho pa todos os Qimondeiros e mt obg po m fazerem tao feliz a mim e a minha familia...e lembrem-s!...Somos uma Equipa!...ahhhh e dcp termos k dspdir 10% da "workforce" a nivel mundial..shit happens!! hehehehehehehheheheheheheheh

Anônimo disse...

Só hoje 13 de maio e k lí estes comentários , mas digam o k disserem só quem está numa linha de produção é k sabe o quanto custa estar a trabalhar 12h, não é a mandar, abanar as mamas e o cú para cima e para baixo na linha ou no gavinete do chefe a deitar abaixo de quem não gostam e a elevar aqueles k são do seu meio ,quem tem k estar na frente de uma máquina e duro, não falando da rotatividade dos turnos,porque sera k todos os meses saem á volta de 30 pessoas? os velhos vão ficando mas os novos sempre k tenham uma opurtunidade saem e acho muito bem , porque aquilo não é fácil ,linhas muito mal geridas por pessoas k não fazem NADA e quando chega o supervisor a linha é o desenbaraço total .´só k eles os superssss só de nome .A maioria das pessoas não fazem ideia, visto de fora parece um OÁSIS mas a realidade e bem diferente,aonde já se viu para meter um dia de FÉRIAS é preciso uma justificação? por estar de baixa MAS DOENTE MESMO DOENTE NÃO SE TEM NEM 5 EUROS DE AUMENTO ZERO tantas coisas k as pessoas gostavam de falar mas COM QUEM K A DIREÇÃO DA EMPRESA FAZ ORELHAS MOUCAS .QUERO AKI DAR OS PARABENS AS PESSOAS K FORAM EMBORA K FORAM DE UMA GRANDE CORAGEM E MUITA BOA SORTE PARA TODOS ,quem diz k gosta da qimonda não está a ser sincero se não não se ouvia constantemente esta mer# nunca mais fecha

Anônimo disse...

Parece-me incrível quando alguém diz que é um ‘luxo’ trabalhar na qimonda!!
Realmente tenho de concordar que para alguns até o é, se eu entrar ás 9 horas faço login no meu pc vou até à cafetaria uma hora vou novamente ao pc leio os mail’s do dia, de seguida pego num caderno (para dar o ar de trabalho) paço pela linha de produção (mas peço a deus que ninguém me venha pedir para resolver um problema da área), de seguida olho para o relógio e vejo que está na hora do almoço (aproximadamente uma hora e meia enquanto as pessoas da produção têm esse tempo para repartir pelo dia todo), de repente reparo k esta na hora do lanche e que mais uma hora já vou para casa, isto sim é um luxo trabalhar na qimonda.
Na questão da comida não vou dizer que no horário de dia se come bem nesta fabrica porque estaria a dizer uma mentira, no jantar também é razoável é penoso é quando chega á ceia que aquela comida não se dava não a um animal de estimação (não é assim todas as ceias mas é grande parte delas), mas se esta pessoa gosta assim tanto das refeições da qimonda fica aqui um convite para aparecer para as ceias que pode meter na minha conta.
Já nem falo no ambiente de trabalho que em algumas zonas de produção há… aquilo é o verdadeiro sistema, ou jogas do lado da equipa da hipocrisia ou estas lixado com a tua vida… se não tens os olhos abertos já toda a gente te pisou e mesmo quando os olhos abertos te fazem a folha. Mas a culpa deste ambiente é da supervisão que tem alguns braços direitos (amigos) espalhados pela linha (sem fazer nenhum, chamam-lhes chefes de linha… esta fabrica tem mais chefes que trabalhadores) á espera que lhe bufe tudo o que passa na linha, em troca esses 6 ou 7 têm bons aumentos no fim do ano (assim tipo 40 ou 50 euros) enquanto os outros têm 5 ou 10 euros….
Acho que não merece mais comentários….
Passem bem

Anônimo disse...

Se estaoassim tao mal suponho que nao tem problemas em se despedirem e encontrarem um emprego melhor.

Anônimo disse...

Realmente é pesado ''trabalhar'' muitas horas de pé, o trabalho em si não é pesado mas as horas que se acumulam nos calcanhares são insuportaveis. ''Quem me dera ser chefe de linha para me sentar!'' Passo as ultimas horas de trabalho com esta frase na cabeça. Mas enfim tem que se aguentar, pois ao último dia útil do mês o ''graveto'' tá lá (coisa rara em Portugal nos últimos tempos) , é para isso que a gente trabalha, para ganhar dinheiro. Da cantina só tenho queixa do turno da noite e da falta de sal no comer, o cozinheiro deve pensar que estamos ''doentinhos''. Por outro lado as 12 horas também algumas coisas positivas, por exemplo, este mês vou trabalhar 14 dias, ou seja, mesmo sem estar de férias tiro duas semaninhas de praia e noite. De salientar também que foi feito um questionário aos 2000 trabalhadores para alterarem e imaginem o que os trabalhadores preferiram....... ''12 horas e com a mesma rotatividade'' CURIOSO no minimo... Será que estamos assim tão mal? Toda a gente se queixa mas na altura de mudar, ninguém mexe uma palha.

Anônimo disse...

Bem só hoje tive o privilegio de lêr todos os comentarios e o que posso dizer é que anbas as partes tem razão, porque á quem não se sinta bem mas temos que respeitar quem se sente bem na qimonda.
Na minha opinião e frizo minha, não é um paraiso, mas fora neste momento esta-se bem pior que o digam os milhares de PROFESORES que passaram anos amarados aos livros e agora estão no desemprego e alguns nunca estiveram empregados assim como outras areas de trabalho...
Em termos de horario só tenho 3 coisas a dizer:
1º Horario de 12 horas (mas no final do ano trabalhamos tanto como horario de 8 horas "5 dias por semana e as vezes 6 dias").
2ºMesmo dentro das 12 horas tivemos ainda o ano passado um inquerito para uma melhoria de horario, resultado em vez de melhorar ficamos na mesma Me*** (porque o grande problema são as sextas-feiras e sabados a trabalhar sem poder ir para a Disco e apanhar umas grandes fardas).
3ºEm quanto minha esposa esta á trabalhar, eu estou aqui a deixar esta mens. com tempo para tratar de algum assunto pessoal( ex: Bancos, Escolas, Condominio etc...) sem ser necessario meter dias de ferias ou faltar sem ter uma justificação valida por parte das empresas.
Em relação á cantina poderia ser bem melhor concordo mas não é mau detodo mesmo durante a ceia, existem muitos dos que reclamam que não comem assim em casa... tanta gente mesmo em portugal que gostaria de comer metade da quantidade e qualidade do que nos é oferecido, voces acham que é facil fazer refeições tão variadas todos os dias e para tantos colaboradores? Exprimentem cozinhar nem que seja para 20 pessoas nas vossas habitações apresentando 4 pratos por refeição e digam-me depois se conseguiram a mesma qualidade e variedade todos os dias...
Gostaria de deixar uma nota sobre a Malazia todos falam sobre os horarios da malazia e tal, JÁ LÁ ESTIVERAM ? Eu já e posso dizer-vos que no segundo comentario e passo a citar "e sabemos que na Malásia trabalham 16h e por 1/5 do seu vencimento." comentario deixado por "armando herculano" deveria tetar saber em primeiro do que está a falar, á que saber a realidade e depois falarmos pios é muito facil falar do que não se sabe, mas eu explico:
1º Horario da malazia dias de semana 8 horas em 3 turnos rotativos.
2º Fins de semana em 12 horas de 2 turnos.
3º Durante as folgas é dada a possibilidade aos colaboradores de efectuarem horas extraordinarias as quais quaze todos as querem fazer ( não são horas obrigatorias ).
4º Só tem controlo de entrada e saida das intalações da fabrica ( sem torniquetes, enquanto nós...)
5º com as horas extraordinarias ganham tanto ou mais que nos em Portugal...

Com tudo isto não quero dizer que estou bem, tambem quero melhores condições melhor ordenado, mas tambem é perciso que esta vaga de operadores mais novos e falo mesmo com 4 anos de serviço tambem se agarem um pouco mais ao trabalho em vez de só conversa ou ir as escondidas para a NET, nos dias que correm é necessario colaboração das duas partes empresas e operarios...

Pensem um pouco, lutem quando tem que lutar mas trabalhem quando tem que trabalhar.

Anônimo disse...

Este individuo que escreve aqui em baixo,da mesmo para perceber o nivel de formação que tem, logo pela maneira como escreve!
E na minha opinião é a pessoas assim que estes horários e o desrespeito pelos direitos dos colegas não afecta em nada pois quando não temos uma consciencia (própria e de classe),está sempre tudo bem.
Sendo que, na minha opinião, estes individuos deviam era trabalhar 16 ou quem sabe 20 horas em turnos rotativos, já que são verdadeiros paladinos da estupidez!
Eu trabalho na Qimonda e já passei mesmo muito mal, por ter o meu bioritmo todo descontrolado, mas, a necessidade aguça o engenho, como tal não posso deixar o meu trabalho, apesar de não concordar com este horario e de estar solidária com os meus colegas que estiveram sujeitos ao despedimento colectivo.

Anônimo disse...

Boas, depois de ler os comentários aqui postados só gostaria de deixar algumas linhas para vós.
Em relação ao que falam da Malásia esqueçam esse senhor Armando Herculano antes de falar deve se informar melhor sobre o horário lá praticado. Já lá esteve? Eu já e não a muito tempo sei o que falo.
Em relação a alguém andar bem na Qimonda, não podemos questionar se sim ou não cada um sabe da sua vida, trabalho na produção faço o horário de 12h e tambem vos digo que não estou mal acreditem que a nivel nacional podem estar bem pior...Em relação aos 66 que sairam foi uma opção deles por isso alguns agora nem casa ou carro tem, outros nem emprego e alguns tem mas com ordenados muito inferiores.
Noto a falta de experiencia profissional em muitos dos comentarios aqui postados aqui a vida não é facil mas noutras empresas tambem não.
Cantina...tanta gente por esse mundo que dariam um membro do corpo por uma refeição das nossas tenham juizo poderia ser melhor em algumas alturas mas não se pode agradar sempre... vosses agradam?
Em relação aos ditos "chefes" se se preocupassem menos com eles e trabalhassem mais um pouco talvez eles não pegassem no vosso pé, eu sou novo considero-me da nova geração mas em muitos anos que trabalho na Qimonda muitos dos colaboradores mete-me nojo a trabalhar, se eu fosse Supervisor acreditem que seria talvez o supervisor que mais colaboradores despedia, TRABALHAR NÃO É A MESMA COISA QUE ESTAR NA ESCOLA, NEM SAIR Á NOITE COM OS COLEGAS E AMIGOS...
Temos direitos mas tambem temos deveres.
Por ultimo em relação a sindicatos principalmente e alguns partidos uma grande culpa da situação actual é deles que passam o dia sem fazer nenhum a são umas dezenas a ganhar balúrdios e ainda vem dizer que defendem os nossos direitos? ou serão os deles? os seus postos de trabalho. e não posso deixar de culpabilizar todos nós Portugueses no activo como se explica que somos o país que mais horas extras faz e o que menos produz? trabalham pouco durante o horario para darem a produção nas 2 horitas a mais.
Fiquem bem e pensem um pouco não só no que o país pode fazer por nós mas tambem no que cada um de nós pode fazer pelo país.(neste caso pela Qimonda )

Anônimo disse...

Mais do que trabalhar 11, 12, ou mais horas, temmos de perceber que é muito importante haver uma empresa que dá emprego a 1700 pessoas... são muitos lares que recebem a comida no final do mes... trabalhei lá e sai por vontade própria e não trabalhava 12 horas, mas desejo muita sorte a quase todos os que lá trabalham...

Anônimo disse...

Isto é ridiculo...andam a discutir 12h...é verdade muita das coisas que aqui estão escritas. Há quem trabalhe,e há quem ande armado em chefe ou policia a criar mau ambiente. Há quem fique sem prémio por 2/3 minutos e há que não fique e esteja de baixa 6 meses...
Sim, é verdade, não é o emprego perfeito, mas é o que temos, podiamos estar bem piores, ou então bem melhores...ou podiamos não ter nada...
Quanto ao pessoal que aceitou as 12h...então esses não são de louvar? Se calhar foram esses que fizeram a empresa ficar cá estes últimos 2 anos...
Quanto ao facto dos administradores terem carros e casas escandalosamente caras...e subsidios por tudo e mais alguma coisa...meus senhores, convençam-se de uma coisa..É ASSIM EM TODO O LADO, A QIMONDA NÃO É EXCEPÇÃO.

Anônimo disse...

Ola a todos!!!
Só hoje tive a possibilidade de ler todos estes comentários ,eu trabalho na produção do bond .e muito complicado trabalhar 12 horas em pé isso e verdade mas se fizermos o nosso trabalho ninguém te diz (quase nada)nada de tares um pouco sentada.
A Qimonda ta a passar uma fase muito difícil também e verdade mas eu vou fazer de tudo o que puder(o que e quase nada)para que a empresa que me da o salário ao fim do mês para pagar as minhas despesas vá por agua a baixo depois de tantos sacrifícios que os que la trabalham fazem .
Deixar maridos e filhos em casa enquanto nos vamos trabalhar a noite.
Trabalho na Qimonda pouco mais de 2 anos e valorizo muito os 66 que foram embora se calhar eles e que tinham razão ,12 horas e desumano mas se tivermos sempre trabalho na minha opinião ate passa bem e digo-vos já tou na produção e passo as 12 horas em pé
Também tenho muitos "colegas" de trabalho que se eu fosse supervisor iriam embora, nao fazem nada e ainda pensam que mandam, e sabem de quem e a culpa e toda dos supervisores pois eles m vez de andarem na linha a conversar com os operadores (que trabalham e n q fingem só a frente do supervisor) não estão sentado 12 horas e fazem intervalos de 3 horas pra cima e só vão a linha ver se ninguém conversa.
E que no final do turno vão la aqueles que pensam que são CHEFES entregar a folha de produção e dão o fead-back que querem!!!! No final e OU JOGAS NO TEAM DELES OU TAS LIXADO.
por fim eu teria muita coisa para tar para aqui a escrever mas tenho muito que fazer em minha casa fiquem todos bem.
E FORÇA AOS TRABALHORES QUE SAÍRAM DA QIMONDA

Abraços para todos os trabalhores da Qimonda que estão la porque n tem outro emprego!!!!!

FIQUEM BEM!!!

Anônimo disse...

Quase um ano depois, a precariedade na Qimonda continua. Deixo aqui um bom vídeo da abordagem do tema Qimonda no Parlamento:

http://www.youtube.com/watch?v=jR5sbzcxw7s

Anônimo disse...

Só para referir que este vídeo é com o Deputado do PCP e não do Bloco de Esquerda!