quarta-feira, 28 de novembro de 2007

BE reúne com "Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar"

Na tarde do último sábado, o deputado do BE eleito pelo círculo eleitoral do Porto, João Semedo e a deputada municipal Carmen Silva, com o presidente da APSHM, José Festas.

Na reunião que decorreu durante cerca de duas horas, foram abordados os variados problemas com que se debate o sector das pescas, como sejam os factores de produção (gasóleo), as cotas da pescada, a assistência no mar a doentes e vítimas de naufrágio, as cédulas de marinheiro-pescador para o exercício da profissão, etc.


José Festas deu particular destaque para a candidatura de um projecto de formação profissional da APSHM ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), com o objectivo de dar uma maior componente prática à formação prestada pelo FORPESCAS, designadamente com formação em contexto laboral (a bordo das embarcações) com 10 formandos, 3 tripulantes e três formadores.

Os destinatários dessa formação seriam os actuais 17.000 pescadores em actividade mais os 2.000 que estão identificados como necessários, e visa sensibilizar para o cumprimento de regras e procedimentos de segurança, bem como melhorar o desempenho dos pescadores no mar, por forma a evitar os acidentes.

José Festas informou que o projecto foi enviado ao secretário de estado das pescas e que não teve ainda qualquer resposta, tendo o presidente da APSHM solicitado apoio para o apoio do BE a esta iniciativa.

Outro assunto abordado foi o naufrágio da embarcação "LUZ do SAMEIRO". José Festas diz não entender porque não foi realizado um inquérito ao acidente, pois que não sendo feito, ninguém sabe o que aconteceu de facto e assim não é possível tomar medidas preventivas futuras que evitem a repetição de naufrágio tão repentino, que não permitiu que nenhum dos tripulantes tivesse tempo de chamar pelo telemóvel o socorro ou um familiar.

A estes dois pedidos concretos, o deputado do bloco comprometeu-se a solicitar ao governo, quer a realização do inquérito, quer a inclusão do projecto de formação profissional no QREN.

Daremos conta dos mesmos logo que eles tenham entrado na Assembleia da República.






Nenhum comentário: