segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Câmara negligente põe em perigo moradores no BAIRRO do FAROL


É antiga e recorrente a queixa dos moradores deste bairro camarário acerca da acumulação de água nas caves dos prédios. A água que se acumula, é muito provavelmente originária das chuvas, mas como não são retiradas, acabam por ficar fétidas, provocam maus cheiros, atraem insectos e dificultam a
vida dos moradores, podendo colocar em risco a sua saúde.
A câmara, que em tempos deslocava regularmente uma cisterna para
retirar as águas, deixou de o fazer depois das últimas obras efectuadas no bairro. Os moradores queixam-se à câmara, ao delegado de saúde e estas duas entidades afirmam, contra todas as evidências, que tudo está bem e nenhuma medida é tomada para evitar a sua repetição.

A semana passada, deu-se um acidente no quadro eléctrico de um dos prédios, mais concretamente um curto-circuito, provocados precisamente pelo excesso de humidade. A EDP chamada ao local, fez uma intervenção provisória para manter o prédio com energia, porém, esta intervenção não acautela a segurança dos moradores, já que as portas do quadro eléctrico e as caixas de ligação ficaram abertas, permitindo o acesso aos cabos eléctricos provisórios até a crianças, aumentando o risco, já de si grande, pelo facto da intervenção ser de recurso, não respeitando as normas de segurança aplicáveis.

A situação mantém-se inacreditavelmente há já cinco dias, sem que os serviços da câmara resolvam o problema, quer retirando a água da cave, quer substituindo de todo, o quadro eléctrico que está num estado inacreditavelmente precário e semi-destruido, bem revelador do abandono a que os prédios têm sido devotados.

O Bloco de Esquerda exige assim, uma rápida intervenção dos serviços da câmara no sentido de reparar e substituir os quadros eléctricos, colocando-os de acordo com as normas eléctrica obrigatórias e de prover os prédios de um sistema de bombagem automático das águas que se acumulam na cave.

Vamos solicitar uma visita acompanhada pelos técnicos da câmaraàs caves dos prédios para verificar e avaliar as circunstâncias e solicitar que a câmara tome outras medidas que se mostrem necessárias.



Nenhum comentário: