sexta-feira, 25 de abril de 2008

PROPOSTA: Mobilidade Sustentável

Para Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Dada a favorável morfologia territorial destes dois concelhos vizinhos, mas também assumindo uma vida mais activa e uma atitude mais responsável ambientalmente, são cada vez mais os aderentes aos modos de transporte de baixo consumo energético, como é entre outros , o uso da bicicleta.

Se na componente de lazer estes dois concelhos têm condições muito atractivas para uma como sejam a ciclovia junto à frente marítima, já as deslocações dentro das cidades encontra algumas dificuldades arquitectónicas, como sejam a quase inexistência de ciclovias de ligação entre os espaços verdes, e mesmo de deslocação no interior da cidade.

Por razões ambientais mas também por razões de qualidade de vida, são cada vez mais os cidadãos destes dois concelhos mais implicados com uma atitude responsável que reclamam um maior espaço para os transportes colectivos do tipo 'suave' em detrimento do todo poderoso automóvel.

O núcleo local do Bloco apresentou publicamente uma proposta de Projecto-piloto, que visa potenciar a interface entre o Metro e a bicicleta que vai fazer chegar aos órgãos autárquicos dos dois concelhos.

Propõe a criação de abrigos fechados, para o estacionamento e guarda de bicicletas junto às paragens do Metro, guardados pelos seguranças do Metro, pela Polícia Municipal e por videovigilância, de acesso restrito por cartão electrónico, a funcionar em todo o horário do Metro.

Na prática é extendida a intermodalidade do sistema 'Andante' às bicicletas, melhorando e potenciando a actratividade do transporte público, mas também dando um forte contributo para a mudança do paradigma da mobilidade nestes concelhos, podendo e devendo ser alargada a toda a Área Metropolitana do Porto, e aos transportes colectivos rodoviários.

A proposta e seus fundamentos pode ser baixada aqui.




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